aaaaaaaaaaaaaaaaaaa recife 2.JPG

26/11/19 15:34 / Atualizado em 26/11/19 15:38

#ACaixaÉTodaSua une empregados e movimentos sociais no Recife

Ato público na região central do Recife marca lançamento da campanha em defesa da Caixa em Pernambuco

Movimentos sociais, funcionários da Caixa Econômica Federal e sindicalistas participaram, na manhã desta terça (26) de um ato público da campanha #ACaixaÉTodaSua, em frente à agência da instituição no bairro da Ilha do Leite, região central do Recife. Integrantes da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), da Associação do Pessoal da Caixa em Pernambuco (Apcef-PE) e do Sindicato dos Bancários do Estado conclamaram a população a defender o banco estatal dos ataques promovidos pelo governo federal. O Recife é a sexta capital a lançar a campanha, que já chegou a cinco capitais brasileiras.

Para o vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, a participação de movimentos sociais, como o Movimento Nacional de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), é essencial para que a iniciativa das entidades sindicais ganhe força. “Os movimentos sabem que a importância da Caixa para a questão da moradia, do financiamento estudantil e de tantas outras áreas. Por isso, a Fenae, junto com outras entidades, está lançando essa campanha para defender o patrimônio público dos ataques que o governo Bolsonaro vem patrocinando”, afirmou Takemoto. “Nós temos que resistir a esses ataques para garantir um futuro melhor para este país. O povo mais pobre é quem está pagando a conta.”

Na avaliação de Paulo Moretti, presidente da Apcef-PE, o movimento é relevante inclusive para garantir melhores condições de trabalho para os funcionários da Caixa. “Vocês não imaginam o quanto cada empregado da Caixa hoje trabalha. A gente trabalha por três, por quatro, porque 20 mil empregados deixaram a Caixa e ninguém foi contratado”, disse Moretti. “A Caixa é o principal agente de políticas públicas do governo federal, é o banco da habitação, do trabalhador, da poupança e que representa tanto para a sociedade. Esse banco não pode estar sendo enfraquecido como está sendo feito.”

A presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Susi Rodrigues, lembrou que as políticas implementadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, só beneficiam os mais ricos. “Agora lançaram uma linha no Minha Casa Minha Vida para quem tem renda de R$ 1 milhão. Quem tem R$ 1 milhão não precisa da Caixa”, afirmou. “Os pobres não são inadimplentes. Quem deixa de pagar são os ricos”, destacou. “Temos que, todos juntos, empregados, sindicatos e a população, lutar para que a Caixa continue sendo patrimônio do povo brasileiro.”

“Temos que conscientizar toda a população – os empregados da Caixa, o governo, os movimentos sociais - sobre a importância histórica que a Caixa tem na implementação das políticas públicas. A Caixa tem know-how em habitação, em poupança, em FGTS, em loterias. E é por isso que não faz sentido enfraquecer, mas sim fortalecer a instituição: contratar funcionário, dar condições de serviço, respeitar a jornada de trabalho”, salientou Susana Morais, funcionária da agência da Caixa no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife.

MORADIA

Cerca de 100 integrantes de movimentos de luta por moradia marcaram presença no ato da manhã desta terça. Segundo Davi Lira, a coordenação nacional do MLB, está na hora de a população brasileira seguir o exemplo dos vizinhos latino-americanos e ir às ruas contra a política neoliberal do governo federal. “A Caixa não é patrimônio de Bolsonaro, é do povo brasileiro. Temos que defender o que é do povo. A Caixa é a nossa segunda casa.”

A programação continua no Recife na noite desta terça, a partir das 19h, com o Seminário de Lançamento da Campanha em defesa da Caixa, no auditório da sede do Sindicato dos Bancários, no bairro de Boa Vista, na região central do Recife.  A campanha já passou por Brasília, São Paulo, Curitiba, Fortaleza e Porto Alegre.