foto rs 2.jpg

11/12/19 18:35 / Atualizado em 12/12/19 13:52

#ACaixaÉTodaSua: ato público divulga campanha em Tramandaí (RS)

Com adesão e apoio da população, movimento pelo banco público ganha cada vez mais força e se espalha pelo país

Na manhã desta quarta-feira (11), dirigentes sindicais de várias entidades do Rio Grande do Sul realizaram ato público em frente a uma agência da Caixa em Tramandaí (RS). A mobilização envolveu os clientes da Caixa que aguardavam a abertura da agência para sacar seus benefícios e programas sociais. No contato com a população, todos se manifestaram positivamente sobre o papel da Caixa como banco público e reforçaram sua importância no atendimento à população mais carente, demonstrando total apoio à Campanha Nacional #ACAIXAÉTODASUA.

Para o vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sérgio Takemoto, é imprescindível que trabalhadores e população participem das atividades dessas mobilizações, que acontecem por todo o Brasil. "Precisamos envolver não só os empregados, mas também a sociedade na defesa da Caixa. Os ataques que estamos sofrendo são muito violentos. Nós não podemos permitir que a Caixa continue sendo fatiada, privatizada, desmantelada. É fundamental que a gente leve essa campanha para todos os cantos desse país", afirmou Takemoto, também secretário de Finanças da Contraf-CUT.

Organizada pelo Comitê Nacional em Defesa da Caixa, a campanha #ACAIXAÉTODASUA chegou ao Rio Grande do Sul no dia 19 de novembro, com ato em Porto Alegre. O que se pretende com essas mobilizações é mostrar para a sociedade que vender a Caixa, atualmente único banco 100% público do Brasil, compromete sua função social e de desenvolvimento do país.

“A Caixa está na vida de todos os brasileiros diariamente, embora muitos não tenham essa noção. E eles precisam saber que a privatização, mesmo que fatiada, poderá comprometer totalmente a aplicação dos recursos que o banco administra na área social ", destaca o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira.

Para a diretora de Juventude da Fenae, Rachel Weber,  é muito importante que a campanha seja interiorizada para atingir toda população. Presente em 5.415 municípios, a Caixa é o banco com maior capilaridade no país. “Se a Caixa está em quase todo país, temos que interiorizar a campanha para atingira todos que são atendidos ou beneficiado pelo banco. Vamos a passar a todos a percepção que a Caixa é toda sua”.

Participaram do ato os dirigentes sindicais Deise Menezes, Vilson Castelani e Jefferson Cougo (SEEB/Litoral Norte); Gilmar Aguirre (Contraf-CUT); Marcos Buggs e Joey Farias (SEEB/NH); Arlete Malta e Luiz André Sousa (SEEB/Vale do Paranhana); Carmem Guedes e Virgínia Faria   (SindBancários/POA); Denise Falkenberg e Ana Betim (Fetrafi/RS); e Amaro Souza (Anapar/RS).

A Diretora de Políticas para as Mulheres e Políticas Públicas do Sindicato dos Bancários do Litoral Norte do RS, Deise Menezes, ressaltou a participação de clientes e empregados durante ato. “Tivemos uma recepção muito positiva e já planejamos a realização de novos atos em outras agências do litoral”, afirmou.