Notícias

Conecef_Dionisio_Fabi_400.jpg

11/07/20 13:38 / Atualizado em 11/07/20 13:46

minuto(s) de leitura.

36º Conecef aprova manifesto em defesa da Funcef

Os participantes do Congresso também aprovaram moção em defesa da construção de um novo sistema ecológico visando a preservação da humanidade

Os delegados e delegadas do 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) aprovaram, durante plenária neste sábado (11), manifesto em defesa da Funcef.  Segundo o documento, é preciso que se restabeleça o respeito aos participantes ativos, aposentados e assistidos de todos os planos e benefícios.

 “O Estatuto da Funcef, em vigor desde agosto de 2007, construído em processo negociado pela representação de participantes, da patrocinadora e da Fundação, foi rasgado. O Conselho Deliberativo (CD) da Fundação aprovou alterações e, para aprová-las, desrespeitou cláusula do próprio estatuto”, denunciam os participantes do Congresso. 

Ainda, segundo os delegados, “o regulamento do Não Saldado foi alterado, sem que se respeitasse a ordem estatutária de exigência de maioria de votos. As alterações são quebra de contrato, em prejuízo dos participantes. A seguir a cantilena, outros regulamentos serão aprovados. Mais prejuízos”. 

As delegadas e delegados defendem que as mudanças ocorridas até agora sejam anuladas. “Não são legítimas, não respeitam participantes, dão à Caixa poder absoluto, como se fosse ela a dona dos recursos que, obviamente, pertencem a ativos, aposentados e pensionistas”, justificam. 

Moção

O colapso ecológico, vivenciado em todo mundo e que ficou evidente com a pandemia da Covid-19, é tema de uma moção, aprovada também neste Conecef.

“A pandemia e a emergência climática deixam claro que temos que fazer uma escolha entre a preservação da humanidade e o capitalismo. A atual crise não é conjuntural e não pode ser solucionada a partir dos marcos vigentes”, alertam os delegados do Congresso. 

Segundo o documento, é necessário fazer o enfrentamento do problema. “... É urgente que a classe trabalhadora construa uma transição civilizatória em direção a um novo sistema econômico/social que substitua o capitalismo e que possibilite a sustentabilidade ecológica”, defendem os participantes do 36º Conecef.

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado