_532la_oBranco.jpg

25/11/2016 08:30 / Atualizado em 25/11/2016 10:33

25 de Novembro: Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres

No Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres, lembrado nesta sexta-feira (25), eventos serão realizados no mundo inteiro para alertar a sociedade sobre o problema. O Brasil é o quinto país do mundo em número de assassinatos de mulheres, segundo o Mapa da Violência de 2015.  A Fenae e Apcefs se juntam às instituições públicas e grupos de defesa das mulheres em ações que vão até a primeira quinzena de dezembro.

O 25 de novembro marca o início dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A ação mobiliza cerca de 130 países, há 25 anos. O ponto alto das atividades será o Dia do Laço Branco, em 6 de dezembro, com o objetivo de dar visibilidade a este cenário de violência e mudar práticas do cotidiano que podem gerar grandes violências.

Em 2016, a Caixa Econômica Federal, uma das instituições engajadas nessa mobilização, pediu apoio do movimento associativo dos empregados do banco, para difundir o Dia do Laço Branco. “Reconhecendo a capilaridade da Fenae e das Apcefs, entidades que têm hoje mais de 50 mil associados e chegam a outros milhares de empregados da Caixa, a direção da empresa nos pediu auxílio nessa importante campanha. Estaremos juntos, com o apoio e o engajamento das 27 associações. Combater a violência contra as mulheres é urgente”, afirma Fabiana Matheus, diretora de Administração e Finanças da Fenae.

Confira as Apcefs que já confirmaram a realização de atividades alusivas ao Dia do Laço Branco: Goiás e Rio Grande do Sul (26/11), Paraíba( 03 e 04/12), Distrito Federal e Piauí (04/12), Mato Grosso (06/12), Ceará, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo (10 e 11/12).

Os 16 dias de ativismo prosseguem até 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.