2020_09_21_CARD_600x400_V2.png

21/09/2020 19:15 / Atualizado em 21/09/2020 19:28

21 de setembro: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A data nos lembra a importância de lutar por questões como igualdade de oportunidades, respeito às diferenças e inclusão social

Hoje, 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133´, mas já era lembrada desde 1982 por iniciativa de movimentos sociais.

Segundo o último censo do IBGE, quase 45 milhões de brasileiros - cerca de 23% da população - declararam ter algum tipo de deficiência física ou mental. Desses, apenas 441.339 mil estavam empregados em 2017.

Apesar da lei de cotas, no ano passado, apenas 1,75% dos empregados da Caixa eram PCDs. Além de não contratar, a Caixa ainda realiza demissões em período probatório e nega o Saúde Caixa para esses empregados mostrando o logo caminho que ainda temos que enfrentar para um mercado de trabalho mais inclusivo, principalmente no maior banco público do país.

A data de hoje deve nos lembrar a importância da luta diária quando se trata de direitos e, sobretudo, da necessidade de propostas e políticas públicas que integrem todas as pessoas na sociedade e no mercado de trabalho de forma igualitária.

“Sabemos que, apesar das conquistas ao longo dos anos, o preconceito, a desigualdade, a exclusão e a falta de acesso a diversos serviços ainda fazem parte da realidade da maioria das pessoas com deficiência. A luta não pode parar!”, afirma a Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

A Fenae já denunciou a Caixa junto ao Ministério Público do Trabalho por causa das demissões ainda em período probatório, mas diante da pandemia, o órgão suspendeu o inquérito por 60 dias. Recentemente, a Fenae também encaminhou um ofício ao banco para exigir a imediata inclusão dos seus trabalhadores no plano de saúde dos trabalhadores da Caixa. (Saiba mais aqui e aqui).