A Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar) promove nos dias 26 e 27 de maio o seu XXIII Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Beneficiários de Planos de Saúde de Autogestão, mais uma vez de forma online.

As inscrições para o XXIII Congresso Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Planos de Saúde de Autogestão terminam neste sábado (21). O evento, mais uma vez virtual, será nos dias 26 e 27 de maio. Neste ciclo de debates, participam o diretor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Fausto Júnior; o médico sanitarista e professor da Faculdade de Medicina da USP,  Gonzalo Vecina e do economista, professor da Faculdade de Serviço Social da UnB, Evilasio Salvador. A mesa de abertura será coordenada pelo presidente da Anapar, Antônio Braúlio.

A diretora de Saúde Suplementar da Anapar e de Impacto Social da Fenae, Francisca de Assis Araújo, vai coordenar a última mesa do dia 26, sobre planos de saúde de autogestão e o desfinanciamento e privatização do Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos a preocupação com o SUS, especialmente com a retirada de recursos por meio da Emenda Constitucional 95 [2016], e com as tentativas do governo em impor regras que retiram a responsabilidade das empresas estatais com a saúde dos seus trabalhadores”, disse a diretora.  De acordo com estimativas do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Emenda 95 retirou cerca de R$ 42,5 bilhões do SUS desde 2018.

“O Congresso da Anapar é de fundamental importância para discutir a previdência complementar e os planos de saúde de autogestão, sobretudo neste momento em que o governo se movimenta para entregar os fundos de pensão dos trabalhadores para os bancos e os planos de saúde ao mercado”, sinaliza Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

O Congresso é aberto a todos os participantes de Fundos de Pensão, mas para participar da Assembleia Geral é necessário ser associado da Anapar.

Confira a programação:

26 de maio

9h - Abertura

Mesa 1

9h15 – A herança de 2021 e o que esperar de um futuro próximo - Fausto Junior (Diretor-técnico do Dieese)

9h30 – A saúde é direito de todos e dever do Estado - Gonzalo Vecina (Médico Sanitarista, professor da Faculdade de Medicina da USP)

10h – A Seguridade Social como fator de cidadania - Evilasio Salvador (Economista, professor da Faculdade de Serviço Social da UnB)

Coordenação: Antonio Bráulio de Carvalho

Mesa 2

14h - Investimentos na economia real - Gesner Oliveira (Economista, professor da FGV)

14h30 – Adequação do Aparato Normativo - Flávio Martins (Advogado, mestre em Direito Tributário)

15h – Gestão baseada em risco - Ricardo Pena (Ex-presidente da Funpresp, ex-superintendente da Previc)

15h30 – A Anapar aponta caminhos possíveis para o crescimento das EFPC - Marcel Barros (Vice-presidente da Anapar)

Coordenação: Cláudia Ricaldoni

Mesa 3

16h – Financeirização da Vida: O desfinanciamento do SUS e a privatização do Sistema.

Carlos Ocké-Reis (Doutor em saúde coletiva, pesquisador do Ipea)

16h – Planos de Saúde de Autogestão: aliados fundamentais do SUS

Patrícia Melo (Diretora de Seguridade e Saúde Real Grandeza)

Coordenação: Francisca de Assis