Neste 1º de maio, o mundo celebra o Dia do Trabalhador, uma data que marca e resgata a memória das lutas por direitos e melhores condições de trabalho. No contexto brasileiro, a data foi oficializada em 1924, e desde então a data tem sido um lembrete constante da importância dos trabalhadores na construção da sociedade.

Para a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), essa celebração ganha ainda mais relevância, especialmente quando olhamos para os trabalhadores da Caixa, verdadeiros agentes de transformação social em nosso país.

“Os empregados da Caixa são protagonistas na implementação de políticas públicas que impactam diretamente a vida de milhões de brasileiros. Em áreas cruciais como saúde, educação, inclusão e, principalmente, habitação, os trabalhadores da Caixa se dedicam diariamente para transformar sonhos em realidade, tornando possível o acesso à moradia digna, promovendo a cidadania para milhares de brasileiros”, destacou Sergio Takemoto, presidente da Federação.

Entretanto, a jornada dos trabalhadores da Caixa não foi, e ainda não é, isenta de desafios. Nas décadas de 1980 e 1990, enfrentaram momentos críticos, desde tentativas de privatização da instituição até arrochos salariais e redução de direitos.

Mas foi justamente nessas adversidades que demonstraram sua força e união, lutando por melhores condições de trabalho e garantindo conquistas não só para os empregados do banco, mas para a categoria bancária – classe trabalhadora reconhecida por sua capacidade de organização, luta e resistência.

Atualmente, os trabalhadores do banco enfrentam questões como assédio, falta de valorização e a necessidade de melhores condições de trabalho. Para Takemoto, é fundamental garantir não apenas um ambiente de trabalho saudável, mas também promover a saúde mental dos trabalhadores, “reconhecendo a importância de cuidar daqueles que dedicam seu trabalho a construir um país melhor”.

Como surgiu o 1º de Maio - Muitas histórias, mobilizações e conquistas rondam o cotidiano do Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora. Desde a origem da data de 1º de Maio, que remonta ao fim do século 19 – ano de 1886, quando uma onda de manifestações e conflitos violentos se desencadeou a partir de uma greve geral, cujo movimento paralisou os parques industriais da cidade de Chicago (EUA), o Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora é de luta.

No Brasil, a menção ao dia 1º de Maio começou já na década de 1890, quando a República já estava instituída e era deflagrado um processo acentuado do desenvolvimento da indústria. Nas duas primeiras décadas do século 20, começaram a formar-se os movimentos de trabalhadores organizados, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro. É dessa época a histórica Greve Geral de 1917, que durou um mês e paralisou as capitais paulista e carioca por liberdade e aumento salarial, marcando os primeiros tempos de organização operária no país.